Já ouviu falar de Sintra?
- Fernanda Henriques
- 12 de fev. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2021
Sintra é uma cidadezinha que fica aproximadamente 30km de Lisboa, e o acesso é bem tranquilo.

Dá pra ir de trem, pegando na estação do Rossio e descendo na estação final. Em 30 min você tá lá, e isso pagando só 4,50 euros (preço de 2019), e você compra em auto atendimento antes de entrar.
Uma dica bem importante, que até o próprio pessoal do hotel vai te falar. Não vá a Sintra de carro! As ruas são bem estreitas, mal tem lugar pra parar.
É o tipo de lugar que você subestima, até chegar lá. Depois que chegou, apaixona!
Sintra costuma ser mais frio que Lisboa, então já prepara um casaco a mais, porque vai precisar!
Minha primeira e mais importante dica é: Não deixe de ir a Sintra com um guia de turismo especializado no local. A experiência de ir sozinho de ônibus não é nada igual à ir com um guia.
O ônibus passa apenas pelos locais principais, enquanto os guias têm um caminho muito maior, passando por pontos que eu nem imaginaria.
Linha 434 – Circuito da Pena Itinerário: Estação de Sintra – Palácio Nacional – Castelo dos Mouros – Palácio da Pena – Palácio Nacional – Estação de Sintra Valor: 3,90 euros um trecho ou 6,90
Linha 435 – Villa Express 4 Palácios Itinerário: Estação de Sintra – Palácio Nacional – Quinta da Regaleira – Palácio dos Seteais – Palácio de Monserrate – Estação de Sintra Valor: 5 euros
Repare que nenhum dos trajetos passa por todos os pontos como os guias.
O trajeto com o guia foi esse:
1 - Palácio de Seteais
É um palácio que hoje em dia virou um hotel, mas indo com um guia é possível a visitação de seus jardins, que são de tirar o fôlego.
Já imaginou visitar um local de 1779, que foi construído para receber Dom João VI e sua esposa, Carlota Joaquina? O nome do Palácio vem de uma lenda sobre uma princesa que sofria uma maldição, onde ao falar o sétimo “ai”, morreria.
No fundo, é possível ver um labirinto que é a coisa mais linda!
Caso você queira ver dentro do hotel e se hospedar, a diária custa em cerca de € 30 mil. Melhor deixar pra lá, né?
2 - Cabo da Roca
De acordo com o Wikipédia, “O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa continental”. O lugar é lindo demais! Você consegue tirar fotos maravilhosas lá, mas tome muito cuidado. Nunca ultrapasse as cercas de proteção. Além de ter a possibilidade de um acidente, ainda tem a chance de levar uma multa. Sim, em Portugal você pode levar uma multa por isso, e não é das mais baratas!
3 - Palácio da Pena
Um palácio extremamente extravagante, que fica a 500 metros de altitude, para que o Rei Dom Fernando pudesse ver de cima, e mostrar sua soberania sobre o Dom Afonso Henriques, que ficava no Castelo dos Mouros.
É um dos únicos lugares onde dá pra ver tantas influências arquitetônicas em um só lugar, numa mistura estilos neo-gótico, manoelino, barroco, renascentista, islâmico e referências da Índia, África e do Mediterrâneo.
4 - Castelo dos Mouros
Castelo é cercado por muralhas e é possível ver uma mistura do verde das árvores, com o azul do mar. A paisagem é incrível! Em 1995, a UNESCO classificou a Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da Humanidade, colocando o Castelo dos Mouros como elemento fundamental.
5 - Quinta da Regaleira
Sobre a Quinta da Regaleira, peço desculpas por agora, porque sei que vou me empolgar para contar!
Pra começar, você recebe um mapa, de tão grande que é o local.
Foi construída entre 1904 e 1910 pela Viscondessa da Regaleira, e depois ampliado pelo Monteiro dos Milhões.
O site oficial do local explica que o jardim é uma “representação do microcosmo, é revelado pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério.”
Não segui o mapa, e comecei a andar pelo lugar. Não é tão difícil de se localizar como parece.
Tudo naquele lugar tem um significado. Nada foi construído por acaso. Tudo foi pensado para representar algo.
O lugar que mais me impressionou foi o Poço Iniciático. Falando da arquitetura dele, já é algo de outro mundo, agora quando você entra, é uma sensação de outro mundo!
Você começa ao entrar em uma espécie de “porta de iniciação”, que é uma rocha gigante que fica no meio do jardim.
Quando entra, se encontra com uma escadaria, que é dividida entre nove partes. Algumas pessoas dizem que o número 9 foi escolhido por serem os 9 meses que passamos na barriga de uma mãe para nascermos, e por isso seria uma iniciação, como se fosse para nascer novamente, enquanto outras pessoas usam o número 9 como representação dos 9 círculos do inferno, do paraíso ou do purgatório, de acordo com a Divina Comédia de Dante.

No fundo desse poço de 9 fases, tem uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária.

Passando dessa fase, você encontra uma gruta, onde deve passar. A gruta representaria o túnel de purificação onde deveriam passar antes de iniciar a nova vida pelo ritual maçom.

É possível ver ao lado uma cachoeira.
A próxima fase é passar por um lago, onde você deve pisar em pedras para não cair na água. A água é sinal de vida, e chega nesta última fase para representar que a iniciação foi concluída.
Pode parecer fácil, mas eu quase cai na última pedra! hahaha. Ela tem uma diferença de distância diferente das outras. Não foi dessa vez, mas quase!
No final, tinha um senhor que estava dando a mão pro pessoal pra ajudar.
6 - Piriquita:
O nome pode ser engraçado para os brasileiros, mas não podemos tirar a seriedade de um negócio que foi fundado em 1862. A dica é comer a sobremesa “travesseiro”, uma das especialidades do lugar.
Concluindo minha estada por Portugal, e passeando pelas redondezas, a única coisa que eu posso dizer que ficou, é a vontade de voltar e conhecer ainda mais.
Tantos pontos que não tive tempo de ir, como Cristo Rei, em Almada, e talvez mais lugares onde eu nem saiba ainda! Sintra é uma cidade maravilhosa, quero ir mais vezes pra conhecer mais pontos.
Portugal vale super a pena, mesmo sozinha!
Coisas que eu gostaria que tivessem me contado:
· Preste atenção na hora de voltar, caso vá de trem, porque ficam sempre dois trens na estação, e me disseram que os dois iriam para o mesmo lugar, a estação do Rossio, mas não é verdade. Eu peguei um trem que foi parar perto do Estádio do Benfica, que é bastante longe!
· Além de maravilhosa visualmente, Sintra traz uma sensação de paz, ar puro. Com floresta cercando durante todo o passeio, e o mar em volta, os únicos sons possíveis, além das pessoas, é claro, é o de natureza!
· Durante a maior parte do passeio, é possível avistar animais andando pela floresta.
Comentários